Diário de Viagem #1: Porto Alegre

Viajar é algo que quase todo mundo gosta de fazer, porém é sempre difícil ter tempo e/ou dinheiro para ir em todos os lugares que a gente quer, não é?

Eu sempre adorei viajar, e sempre gostei de planejar as minhas viagens, sempre visando economia, mas ao mesmo tempo conforto e o mínimo de dor de cabeça possível! Pensando nisso, resolvi mostrar um pouco das minhas viagens para vocês, contando um pouco dos lugares que fiquei e aprovei!

Vou começar com a primeira viagem que fiz esse ano, para Porto Alegre em agosto. Cheguei em POA na sexta feira de manhã e fui embora no domingo. O lado bom desta viagem é que a minha família tem casa lá, então não precisei gastar com hotel! Alugamos um carro pois iriamos na Comiccon – RS que aconteceu em Canoas então tivemos que pegar a estrada sábado e domingo.

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, uma lugar tão quente quanto o Rio de Janeiro no verão, mas no inverno é bem frio! A cidade não é das mais bonitas que eu já fui, mas possui muitos parques e praças arborizados e é um lugar organizado.O que tem de melhor para se fazer por lá é comer! Tem muito restaurante bom, os bufês a quilo costumam ter preço fixo para comer à vontade e a especialidade local é o churrasco. Vale a pena visitar também, as cidades pequenas próximas como Gramado e Canela, na Serra Gaúcha.

Onde fui

Parque dos Moinhos – Um parque enorme numa área nobre de Porto alegre, com um lago e um Moinho, onde dentro funciona uma biblioteca infantil. O lugar é super agradável para ler um livro na sombra da árvore, se exercitar, fazer um picnic….

poa9-01poa13-02

Usina do Gasômetro – Ponto turístico turístico para se ver o por do sol de POA, a Usina, que agora funciona como um museu fica as margens do Lago Guaíba. Por lá existem diversas barraquinhas vendendo comida e bebida.

poa12-01

Ipanema – Diferente da Ipanema aqui do RJ, esta fica às margens do Lago Guaíba. Um local tranquilo e bonito para fazer um passeio. De la fomos no Bourbon Shopping, e no Shopping Iguatemi, um na frente do outro.

poa10-01poa11-01

Gramado – Um dos mais tradicionais pontos turísticos do Rio Grande do Sul, parece uma cidadezinha europeia! Super charmosa, com casinhas fofas e muito comércio e restaurantes. Nas ruas principais, não se vê nenhuma construção comum, como mercados ou escolas, apenas as lojas e pontos turísticos. As conveniências ficam em volta da cidade. Já fui em gramado duas vezes: uma no verão e agora no fim do inverno. O inverno é a melhor época para visitar a cidade. O mais legal neste dia em que visitei Gramado, foi que chegamos lá e a cidade estava totalmente coberta pela névoa, dando um ar de cidade fantasma, mas poucos minutos depois, abriu um solzão (mas o clima continuou frio). Por lá existem diversas lojas de chocolate artesanal, e são todas deliciosas, vale a pena conferir.

poa8-01poa5-01

poa7-01

poa6-01poa4-01

Canyon Fortaleza – Em Cambará do Sul, na fronteira entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, um dos lugares mais lindos e legais que eu já visitei no Brasil, pouca gente sabe que por aqui temos um Cânion. Fui lá na minha primeira visita ao Rio Grande do Sul, há alguns anos e gostaria muito de ir novamente. É possível fazer trilha de um estado a outro.

[001844] copiar

Onde comi

DOM Restaurante e Parrila – Restaurante super legal na Av. Assis Brasil. O prato do dia foi por volta de R$15: Uma mega panqueca (que eles foram super atenciosos porque eu não gosto de molho de tomate, e trocaram por molho branco) com batatas rústicas. Ainda acompanhou arroz, feijão e salada, e como na maioria dos restaurantes de lá, a sobremesa tradicional de Sagu

poa1-01

Detalhe das mesas do restaurante: todas elas tem uma tampa de vidro, e dentro, cheinho de rolhas!

Detalhe das mesas do restaurante: todas elas tem uma tampa de vidro, e dentro, é cheinho de rolhas!

Chorizo del Gaúcho – Uma barraquinha de Pancho na Av. Gal. Emílio Lúcio Esteves. É quase como um cachorro quente, com as opções de salsicha de cordeiro, bovina ou de porco, mas ao invés de colocar batata palha, ketchup, mostarda, maionese, ovo, queijo, milho, mãe, pai, periquito, papagaio, cachorro (…) ele coloca um molho feito com temperos (super picante), num pãozinho artesanal que vale a pena a fila de espera. Quando comi lá pela primeira vez há alguns anos atras, a barraca era simples, operada por um senhor simpático que não deixou eu não colocar temperos no meu Pancho. Disse ele que assim não tem graça, e não seria Pancho de verdade! Mesmo a contragosto, já que sou chata para comer, deixei o senhorzinho temperar meu Pancho. E ainda bem que deixei! Hoje ele recebe muito mais clientes que na época, então conta com dois ajudantes (provavelmente seus filhos) para tocar o negócio, ao som de AC/DC.

chourico1

Foto retirada do google

Confraria do Café – Localizada dentro do Bourbon Shopping Country (que tem uma Livraria Cultura dentro) é uma cafeteria aconchegante para comer uma torta de chocolate 😀 O menu é bem variado com bebidas quentes e frias, sopas, chá e experimentei Chai pela primeira vez numa espécie de milk shake… Não lembro nome, mas era bem gostoso!

966007_670197553013289_1882027148_o

Foto retirada do facebook da cafeteria

Galeteria Casa do Marquês – Apesar de se chamar Galeteria, o local tem o melhor churrasco que eu comi na minha vida. O restaurante, não muito barato serve um rodízio de churrasco que na verdade é um rodízio de tudo! Sim, eles passam com carnes variadas (e uma mais deliciosa que a outra) e massas. Na mesa ficam as porções (o pastel de queijo estava delicioso), que conforme vão acabando, o garçom passa para colocar mais! Ou seja, o seu prato nunca fica vazio. Além disso eles servem, incluso no preço, algumas mousses de sobremesa. Nem preciso dizer que sai de lá rolando, né?

841906

Foto retirada do google

El Cordero – Este restaurante fica em Gramado. A churrascaria é especializada em cordeiro (olha que surpresa…), mas tembém tem carde bovida, suina e frango. O rodizio deles também é no ritmo da Casa do Marquês.

IMG_0575

Padaria Lahude – Uma padaria charmosinha e aconchegante na Av. Assis Brasil, tem diversas opções de salgados, pãezinhos e docinhos para tomar um café da manhã, além de não sei muito caro. Tomei café da manhã nesta padaria todos os dias!

IMG_20150822_085844

Bom, esta foi a minha viagem a Porto Alegre este ano.

Anúncios

4 comentários sobre “Diário de Viagem #1: Porto Alegre

  1. Pingback: O que levar na necessaire de viagem #Inverno | Mah Bravo

  2. Pingback: Diário de Viagem #2: Porto Alegre de Novo! – Parte 1 | Mah Bravo

Olá, deixe seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s